• Resultadus

É PRECISO EQUILIBRAR MARGEM DE LUCRO E VOLUME DE VENDAS NA BLACK FRIDAY

A Black Friday traz ansiedade para aumentar o volume de vendas, mas nem sempre há lucro quando as vendas crescem. Olhar apenas para a quantidade de volumes vendidos pode fazer com que a loja não tenha lucro e ainda crie um problema de capital de giro.


É preciso ter planejamento eficiente para não cair na armadilha de priorizar as vendas em função do lucro.

Três consequências de uma precificação mal feita


1. Colocar os produtos de curva A (os itens mais procurados) com preços baixos para vender mais pode acabar queimando estoque de um produto que já seria vendido naturalmente. A loja acaba tendo uma margem menor, aumenta a sua necessidade de capital de giro e ainda dá espaço para que seu concorrente venda esses itens por uma margem adequada.


2. Outro erro comum é promocionar todos os produtos e acabar a Black Friday com muita venda, mas pouca margem. É necessário dar descontos agressivos apenas em uma parcela dos itens.


3. Abaixar o preço das curvas B e C e ainda oferecer benefícios adicionais, como frete grátis, pode acabar com a margem de pequenos e médios varejistas. Ao dar essa vantagem adicional o varejista acaba, muitas vezes, zerando ou negativando sua margem.


Para acertar no equilíbrio entre margem de lucro e volume de vendas é fundamental ter uma boa gestão dos números do negócio, saber o preço praticado pela concorrência e como seu estoque está performando.


É preciso ter foco no objetivo, que é fazer margem, e nem sempre vender mais significa isso.


Resultadus Reestruturação e Performance.

17 visualizações

© 2018 por Resultadus Reestruturação e Performance

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social