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AS SETE PARTES DE QUALQUER EMPRESA

“Um negócio é um processo cíclico que gera dinheiro. Todo o resto não passa de um hobby.” Paul Freet.


Em termos gerais, um negócio é um processo cíclico que:


1. Cria ou fornece algo de valor que...

2. ... que as pessoas querem ou precisam...

3. ... a um preço que elas estão dispostas a pagar, de maneira que...

4. ... satisfaça as necessidades e as expectativas do comprador...

5. ... e que proporcione a empresa receita suficiente para que os proprietários decidam que vale a pena manter as operações.

Não importa se você opera um empreendimento pequeno ou um negócio de bilhões; retire um desses sete fatores e não terá mais um negócio – terá outra coisa.


Um empreendimento que não cria valor para os outros é um hobby. Um empreendimento que não chama a atenção é um fracasso. Um empreendimento que não vende o valor que cria é uma organização sem fins lucrativos. Um empreendimento que não cumpre o que promete é uma fraude. Um empreendimento que não gera dinheiro suficiente para manter as operações inevitavelmente fechará as portas.


Em sua essência, todo negócio é uma coleção de sete processos interdependentes, sendo que um origina o outro:


1. Criação de valor: Descobrir aquilo de que as pessoas precisam ou que querem e se encarregar de sua criação.


2. Marketing: Atrair clientes e chamar a atenção deles e depois fazer com que se interessem.


3. Vendas: Transformar clientes potenciais em clientes pagantes.


4. Entrega de valor: Dar aos clientes o que você prometeu e assegurar-se de que eles fiquem satisfeitos.


5. Finanças: Gerir dinheiro suficiente para manter as operações e para que seus esforços valham a pena. Esta parte por vezes é negligenciada, pois muitos empreendedores estão presos em suas empresas porque elas simplesmente vendem, mas não percebem que suas empresas na realidade não estão dando lucro algum ou pelo menos que suas margens são muito pequenas.


Se esses cinco elementos soam simples, é porque são. Eles constituem a base de qualquer boa ideia e plano de negócios. Empenhe-se nessas funções e seu negócios prosperará. Negligencie-as e você não se manterá por muito tempo no mercado.


Entretanto, toda empresa se sustenta fundamentalmente em outros dois fatores: pessoas e sistemas.


6. Pessoas: Uma empresa é criada por pessoas e sobrevive, de alguma maneira, beneficiando pessoas. Portanto, para entender como as empresas funcionam, você deve ter uma ótima percepção do comportamento humano: como os indivíduos tomam decisões, agem de acordo com as decisões tomadas e se comunicam entre si.


7. Sistemas: Os sistemas, por outro lado, são estruturas invisíveis que mantém a coesão da empresa. Em seu núcleo, toda empresa é uma coletânea de processos que podem ser repetidos, de maneira confiável, para produzir determinado resultado. Ao entender esses processos você será capaz de melhorar os sistemas existentes, independentemente de se tratar de uma campanha de marketing ou de uma linha de montagem automotiva.


Os melhores negócios do mundo são aqueles que criam o maior valor para as pessoas. Algumas organizações prosperam oferecendo pouco valor a muitas pessoas, e outras se concentram em oferecer muito valor a poucas. De qualquer maneira, quanto mais valor real você criar para as pessoas, mais seu negócio irá prosperar.


Fontes: Livro Manual do CEO

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