• Resultadus

COMO ATRAVESSAR ÉPOCAS DE CRISE

Atualizado: 13 de Mar de 2019

O ano de 2018 foi difícil, com muita instabilidade no cenário econômico e diversos obstáculos a serem ultrapassados. Foi um ano onde houve um aumento expressivo nos custos operacionais e por consequência uma redução nas margens de lucro das empresas.



Especialista indicam que 2019 será mais um ano de grandes desafios para os empresários e, é neste contexto que devemos pensar em estratégias que possam maximizar os resultados.


O primeiro passo para qualquer processo de mudança é entender o cenário onde a empresa está inserida, através da análise do seu ambiente interno e externo. Uma vez realizado o mapeamento dos seus pontos fracos, pontos fortes, ameaças e oportunidades pode-se pensar em estratégias e ações que visam fortalecer o negócio e mudar a realidade dos resultados.


Qualquer planejamento deve ser mensurado monetariamente e precisa estar de acordo com os objetivos e ações da organização. Neste contexto, o orçamento empresarial se torna indispensável para uma gestão eficiente, principalmente nesse período de dificuldades. Um bom orçamento pode ser elaborado de forma simples e objetiva, projetando o faturamento, os custos e despesas que podem variar em decorrência do faturamento, a carga tributária inerente a operação, os custos e despesas fixas e os investimentos necessários.


A partir da elaboração do orçamento o gestor terá indicadores importantes para análise e tomada de decisão em relação ao aumento de receita, redução de custos e melhoria do seu fluxo de caixa.


O monitoramento dos valores orçados em relação ao realizado deve ser feito no mínimo uma vez ao mês, pois em alguns casos será necessário rever as estratégias.


Para aumentar as vendas é fundamental que o empresário invista em inovação nos seus produtos e serviços, no relacionamento com seus clientes e na qualidade do seu atendimento.


As estratégias para redução de custos são mais abrangentes e poderão variar de acordo com a análise do seu ambiente interno e externo. Estratégias de redução de pessoal nem sempre são as melhores, mas muitas vezes o investimento em tecnologia, em treinamento e a elaboração de bons processos pode trazer eficiência para o negócio, fazendo mais com menos. Economias com despesas administrativas e operacionais são importantes, desde que não tenham impacto na qualidade e eficiência do negócio. O apoio da equipe neste momento é fundamental.


Por falar em equipe, é importante que se tenha uma conversa com todos os colaboradores.

Clareza e transparência são palavras de ordem para com seus recursos humanos, afinal de contas, são os resultados das ações das pessoas que farão com que uma empresa tenha ou não sucesso.


Seguindo esta linha, é preciso definir claramente os investimentos que serão necessários realizar. A aquisição de máquinas, computador, automóveis, equipamentos e o que mais for necessário para que a operação seja executada de maneira eficiente. Na hora de realizar a projeção de investimentos, é preciso planejar cuidadosamente também a fonte de recursos que será utilizada e considerar todos os custos operacionais e financeiros envolvidos. O ideal é investir em ações que trarão resultados rápidos para o negócio.


Renegociar os prazos dos pagamentos com fornecedores ou criar estratégias comerciais para reduzir os prazos dos recebimentos, poderá possibilitar uma folga importante no fluxo de caixa para que a empresa possa suportar qualquer imprevisto, como atrasos de clientes ou períodos difíceis nas vendas.


Estratégias tributárias também são fundamentais, já que 1/3 dos custos de uma empresa podem estar ligados a impostos. Simular o orçamento em diferentes regimes tributários pode trazer algumas surpresas positivas para o negócio. Revisão do cadastro de produtos, estratégias de aproveitamento de créditos são as mais utilizadas para redução de tributos nas empresas.


Planeje, faça seu orçamento e pense em todas as estratégias que podem fazer com que sua empresa possa suportar esse período de crise. Lembre-se que o mar pode estar revolto, mas temos terra a vista!


Ismael Santos - Consultor de Reestruturação de Empresas (CRO) na Resultadus Reestruturação e Performance

19 visualizações

© 2018 por Resultadus Reestruturação e Performance

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social