O fim das certezas no ambiente de negócios: como perceber riscos e aproveitar oportunidades em tempos de incertezas.

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Estamos em meio a um furacão de transformações, capaz de desestabilizar paradigmas considerados irrefutáveis e aniquilar negócios centenários. Na atualidade, um dos principais desafios dos gestores é prepararem-se para superar períodos críticos, com crises que acontecem em um ritmo acelerado e de forma simultânea.

A certeza das mudanças deve ser tema para qualquer um que dirija uma organização que pretenda sobreviver, crescer e perpetuar-se. Para isso, é fundamental desenvolver e implementar estratégias visando à transformação dos desafios em oportunidades, mesmo em momentos de adversidades.

“As más empresas são destruídas pela crise, as boas empresas sobrevivem a elas, as grandes empresas são melhoradas por elas.” Andrew Grove.

Com cenários cada vez mais imprevisíveis, o desafio de implementar uma cultura resiliente, que entenda o objetivo das diretrizes estratégicas e das ferramentas e estruturas de gestão e controle de riscos, deve estar presente na agenda de todos aqueles que dirigem uma organização.

É importante aos conselheiros, presidentes e gestores de todos os níveis deliberar sobre os seguintes pontos, entre outros:

  • a imprevisibilidade de tudo;
  • a diminuição do tempo para geração ou adaptação do conhecimento;
  • a vulnerabilidade dos processos críticos de negócios;
  • os momentos para as tomadas de decisão, correlacionadas a consequências, reflexos e impactos;
  • o processo de retroalimentação de lições aprendidas.

Esses pontos, se considerados, geram valor e preparam a organização para os tempos de turbulência. No entanto, a maioria das equipes de gestão nunca enfrentou uma crise e, portanto, tem pouca ideia sobre a reação em cadeia de eventos e sobre suas consequências negativas. Dessa forma, a implementação, pela equipe de gestão, de ações como as abaixo arroladas pode ser determinante para evitar que uma crise torne-se uma espiral fora de controle:

  • ter compreensão clara dos objetivos e da situação financeira da empresa;
  • desenvolver e implementar um plano financeiro de longo prazo o mais breve possível;
  • preparar-se para tomar decisões corporativas de alto impacto e implementar mudanças rapidamente, a fim de melhorar o desempenho financeiro do negócio;
  • ter capacidade de adaptação às mudanças do mercado para manter as vantagens competitivas do negócio;
  • garantir que a empresa tenha as pessoas certas no lugar certo;
  • comunicar de forma clara a estratégia da empresa;
  • assegurar que as diversas áreas conheçam e trabalhem a favor dessa estratégia.

Para o enfrentamento dos desafios atuais e futuros, correlacionar as ações acima a outras, voltadas à continuidade de negócios, é fundamental para que a organização possa perceber as oportunidades e preparar-se para ameaças e eventos capazes de afetar seus resultados e sua continuidade.

Para isso, é preciso empreender uma profunda análise acerca da realidade atual do negócio, a partir de uma visão realista e pragmática. Perguntas certas, como as descritas abaixo, trarão as informações necessárias para tornar a empresa mais competitiva e o lucro sustentável, criando-se, consequentemente, valor para todos os stakeholders:

  • Qual a vantagem competitiva do negócio?
  • O que torna a empresa diferente de seus concorrentes?
  • Qual a percepção de valor do cliente em relação a seus produtos e serviços
  • Como aumentar as vendas sem reduzir os preços?
  • Como aumentar os lucros?
  • Como liberar fluxo de caixa e aumentar a liquidez da empresa?
  • Como garantir retorno aos investimentos?

A gestão deve ser capaz de responder a esses questionamentos, que são relevantes em relação ao negócio. Deve, também, buscar ajuda, caso não tenha todas as respostas, e não insistir ao concluir que o negócio é inviável. Há uma grande diferença entre resiliência e teimosia.

Descubra qual a vantagem competitiva do seu negócio e adote um modelo de gestão simples, objetivo e ágil, com decisões pautadas em dados. Cuide de perto do caixa, pois liquidez é fundamental em períodos de incertezas. Tenha uma gestão estratégica e rígida de margens e custos, não corte despesas apenas por cortar e equilibre curto prazo com oportunidades de médio prazo e robustez de longo prazo.

Em momentos de adversidade, é importante ter uma gestão experiente para saber o que fazer, firme para decidir no momento certo e extremamente capacitada para a execução, sem nunca esquecer que a direção é mais importante que a velocidade.

Ismael Santos – Founding and Partner at Resultadus