Os desafios enfrentados por empresas familiares são maiores em comparação aos demais tipos de empresas, sendo assim há a necessidade de ferramentas que possam ser utilizadas para criar um ambiente de harmonia da família, padronização de processos de gestão e sustentabilidade dos negócios.
Existe uma alta complexidade na estruturação de um sistema de governança nas empresas familiares.
Governança Corporativa é o sistema que norteia uma empresa através de transparência, equidade, prestação responsável de contas e sustentabilidade, alinhando os processos com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo das organizações.
Uma boa estrutura de Governança Corporativa deve contar com um bom modelo de gestão, planejamento estratégico e disciplina na execução das diretrizes.
Nossa metodologia envolve três fatores chaves para o sucesso desse processo nas empresas familiares:
1) Dinâmica: toda empresa familiar tem uma dinâmica própria, rituais, valores, crenças, simbologias, mas que precisam ser revisitadas, algumas permanecem e outras não.
2) Foco: é comum encontrar direcionamentos divergentes entre indivíduos-chave, família, empresa e sócios. Motivo porque os planejamentos estratégicos não se executam nas empresas familiares. É fundamental integrar todas as perspectivas.
3) Arquitetura das informações: aqui se peca pela ausência ou excesso de informações. O termo arquitetura é pra dizer que tem que ter um design – sintético, fácil de entender, visualmente sistematizado e técnico.
Fale Conosco.
Estamos prontos para ajudar o seu negócio!
Ismael Santos
Sócios na Resultadus Reestruturação e Performance