Resiliência estratégica como vantagem competitiva

Imagem Destaque

Por mais excelência que uma empresa tenha na condução de sua rotina organizacional, o ambiente atual de negócios exige respostas assertivas e rápidas para enfrentar os impactos da competição global e das inovações socioeconômicas, culturais e tecnológicas, que têm o potencial de afetar sua existência.

No que concerne à realidade brasileira, os graves problemas estruturais, jurídicos e fiscais impõem elevados custos às empresas, contribuindo de forma substancial para o cenário de turbulência empresarial. Além disso, encontram dificuldades na manutenção de vantagens competitivas sustentáveis, o que resulta em elevadas taxas de declínio organizacional.

Pesquisas mostram que, no Brasil, a taxa de empresas em recuperação cresce a cada ano, como revelam dados do Serasa Experian, segundo os quais, entre 2008 e 2021, houve 13.866 pedidos de recuperação judicial no Brasil, o que perfaz a média de 990 por ano, sendo que nos últimos cinco anos, entre 2017 e 2021, a média anual subiu para 1.257. Ainda, houve 6.506 falências requeridas, e o número de empresas inadimplentes saltou de 4.7 milhões, em janeiro de 2017, para 6.3 milhões, em setembro de 2022.

É possível perceber, ainda, que há uma relação diretamente proporcional entre a variação do PIB (Produto Interno Bruto), que mensura a atividade econômica do país, e as crises empresariais. No gráfico abaixo é possível perceber que quando há uma variação negativa no PIB ocorre o aumento do número de recuperações judiciais requeridas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

As organizações apresentam enormes dificuldades em perceber as mudanças ambientais que interferem na sua rotina, tornando-se incapazes de identificar os sintomas do declínio antes de a crise financeira instalar-se. Na maioria dos casos, o reconhecimento e a aceitação da crise ocorrem tardiamente, quando o nível de desempenho é tão baixo que a sobrevivência da empresa é ameaçada, caso não sejam aplicadas medidas corretivas.

Como muitas crises, a pandemia revelou vulnerabilidades ocultas nas organizações e fragilidades em suas capacidades de resposta. Os executivos tiveram que responder rapidamente a uma variedade de desafios emergentes nas operações, incluindo descontinuidades da força de trabalho e problemas na cadeia de suprimentos envolvendo escassez crítica e barreiras logísticas.

Os aprendizados dos últimos tempos demonstram que o nível de preparo das organizações influencia diretamente na sua capacidade de resposta e sobrevivência. As organizações resilientes desenvolvem modelos de negócios que podem se adaptar a mudanças significativas na demanda do cliente, no cenário competitivo, nas mudanças tecnológicas e no terreno regulatório.

Em um cenário de instabilidade econômica mundial, é fundamental que as organizações estejam preparadas para os possíveis cenários de crise, para que ajam com rigor já nos primeiros sintomas de declínio, evitando a necessidade de processos mais críticos e complexos para recuperação do negócio.

A Resultadus tem apoiado diversas organizações a se preparar e gerenciar momentos complexos que podem afetar a continuidade dos seus negócios. Nossa metodologia vem sendo utilizada com sucesso em diversos segmentos, com soluções desenhadas a partir das especificidades e objetivos de cada negócio, garantindo uma recuperação mais rápida e efetiva.

Quer uma empresa esteja em crise, quer ela esteja simplesmente enfrentando um desafio operacional, a nossa equipe é experiente em ajudar empresas a desenvolver e implementar estratégias financeiras e operacionais, a fim de promover uma rápida melhoria nos seus resultados e consolidar sua capacidade de perenização.

Ismael Santos – Especialista em Reestruturação de Empresas e Sócio da Resultadus Reestruturação e Performance.

Fontes: Serasa Experian e Banco Central